
Qual é o meu perfil?
Essa resposta pode parecer simples, mas não é.
Começamos “crianças” nos investimentos e talvez sempre sejamos. Com a economia cada vez mais globalizada, não pense que você está no controle.
O Brasil, apesar de ter sido classificado a 8ª economia do mundo em 2017, possui rating BB- segundo a agência de classificação de risco Standard & Poor’s. Como disse o presidente, investir no Brasil é um esporte de altíssimo risco.
O importante é entender que o risco sempre existe e o mercado precifica isso.
Sabendo que tudo tem seu risco, você precisa só entender qual o nível de risco você está disposto a correr. A classificação do perfil do investidor normalmente é uma dessas três:
- conservador;
- moderado;
- agressivo.
Quando abrimos conta em uma corretora preenchemos um questionário para identificar nosso perfil de investidor, assim a corretora pode habilitar os serviços e indicar os produtos mais adequados para você. Você pode encontrar um exemplo desse questionário neste link.
Conservador

Quem se enquadra neste perfil normalmente tem pouco conhecimento dos produtos oferecidos no mercado e/ou baixíssima tolerância a riscos.
Se você está nesse perfil, provavelmente seu maior desejo é conservar o seu patrimônio e está disposto a assumir um nível de risco baixo em troca da perspectiva de superar ligeiramente a taxa de juros nominal (CDI).
A volatilidade (a oscilação dos valores/preços) não é para você, que procura manter a sua carteira de investimentos em produtos de renda fixa, possivelmente com alta liquidez.
Investidores deste perfil normalmente alocam seus recursos em poupança, imóveis (físicos), Tesouro, CDBs, LCA/LCI e fundos de renda fixa. Conheça mais sobre os tipos de investimento.
Moderado

O Perfil moderado por sua vez possui familiaridade com finanças e tributos.
Se você está neste perfil provavelmente aceita correr determinados riscos para elevar os ganhos.
Apesar de possuir familiaridade com os produtos financeiros, não possui larga experiência e/ou extenso conhecimento sobre o assunto e procura consultorias e/ou terceiriza parte ou a totalidade de suas decisões de investimento.
Investidores deste perfil normalmente alocam seus recursos em imóveis (fundos imobiliários), Tesouro, CDBs, LCA/LCI, Debêntures, fundos de investimento (renda fixa, multimercado, ações, …) e ações.
Agressivo

Por último o investidor agressivo possui (ou deveria possuir) experiência e profundo conhecimento dos produtos financeiros, além de alta tolerância a risco.
O foco está no crescimento do patrimônio aplicado no longo prazo para sua carteira de investimentos.
Investidores deste perfil normalmente alocam seus recursos em renda variável, deixando a renda fixa apenas para a reserva de emergência e o caixa de investimento (para oportunidades de investimento).
Recomendação
Essa classificação não é estática, não é porque o seu perfil é conservador hoje que continuará sendo amanhã. Também não é incomum errarmos no perfil.
Na hora que você responde o questionário das corretoras você ainda não está perdendo dinheiro. Você está tranquilo e acha que aceita leves perdas em troca do risco de melhores ganhos.
Na realidade você descobre o seu perfil conforme vai de fato investindo o seu dinheiro e observando seu próprio comportamento. Pode ser que você ache que seu perfil é moderado e depois descobre que na verdade é conservador ou vice-versa. É um processo de autoconhecimento.
Quantos já não quebraram a cara começando com ações, criptomoedas e ficaram por conta disso arredios com a renda variável.
Comece na renda fixa, estude e vá migrando uma pequena parte dos recursos para outros produtos de maior risco, converse com pessoas que também investem, vá se acostumando e se conhecendo, procure especialistas para te ajudarem nesse processo.
Também é preciso deixar claro que existem áreas cinzentas nesses perfis. Os perfis dos investidores não são simplesmente iguais e divididos em 3 ou 4 grupos.
Neste artigo eu discorro sobre Como eu Comecei a Investir.
1 comentário
Oreste Preti · 9 de Agosto, 2019 às 10:43
Pois é, ao ler o texto logo me enquadrei no Perfil Conservador. Mudar não vai ser nada fácil!!!
Os comentários estão fechados.